26/06/2013
Confiabilidade Humana - Premissa para o Retorno dos Investimentos

Mercados continentais e complexos, produtos inovadores e sustentáveis, ativos flexíveis e de uso intensivo, indicadores chave de desempenho ousados e intimidadores, processos diferenciados e técnicas específicas compõem hoje o cenário que desafia os profissionais e a gestão de pessoas.

 

1.Mercados

A amplitude, a complexidade e as exigências dos mercados apresentam uma mutação constante, dificultando o seu entendimento e, por consequência, o seu gerenciamento.

Cadeias de valor e concorrentes inesperados somam-se a culturas distintas, recursos diversos e crenças conflitantes, na composição de mercados comuns e de moedas únicas.

Por outro lado, mercados protegidos com subsídio aos investimentos, incentivos fiscais e gerenciamento da moeda dificultam a livre concorrência e a exportação de produtos industrializados pelos países à sombra da Organização Mundial de Comércio (OMC).

 

2. Produtos

Os novos produtos introduzidos e comercializados nos mercados deverão atender às exigências de inovação, diversificação e sustentabilidade.

Inovação de forma a oferecer maior desempenho sem aumentar o custo, diversificação alcançada de acordo com a modularidade dos componentes e sustentabilidade garantindo a justiça social, a integração cultural, a proteção do meio ambiente, a energia renovável, a logística racional e a viabilidade econômica.

Um cuidado, no entanto, torna-se necessário que a diversificação do produto e a diferenciação das marcas não confundam o foco e a imagem inicial da empresa.

 

3. Ativos

Os ativos físicos, financeiros e tecnológicos deverão caracterizar-se, por um lado, pela atualidade, flexibilidade e agregação de valor e, por outro, pela disponibilidade de recursos e adequação de sistemas.

Setores industriais onde há investimentos intensivos em ativos, tornam obrigatório o uso ininterrupto desses ativos de forma a permitir um retorno otimizado dos investimentos.

A eliminação de perdas e desperdícios é outra ação indispensável no aumento da produtividade dos mesmos.

 

4. Avaliação

Os índices-chave de desempenho (KPI´s) que mostrarão a eficiência da gestão da empresa deverão considerar obrigatoriamente o Return On Net Assets (RONA), o Economics Value Added (EVA), o Overall Equipment Effectiveness (OEE), o Índice Relativo de Acidentes (IRA), o Mean Time Before Failure (MTBF), Mean Time to Repair (MTTR), o Giro de Estoque e Lead Time, entre outros.

A ineficiência empresarial não poderá ser aceita, face ao risco de exclusão do mercado.

 

5. Processos e técnicas

De forma a garantir o alto desempenho das empresas, não só no campo industrial como nos demais setores, um grande número de processos e técnicas é colocado à disposição dos dirigentes e dos profissionais das áreas. Lean Management / Lean Production, Sistema Toyota de Produção, 6 Sigma, PDCA, Data Mining, Controle Estatístico do Processo (CEP), Capabilidade de Máquinas, Total Productive Maintenance, Gestão de ativos, Terotecnologia, Trabalho em equipe e Multifuncionalidade são alguns dos processos e técnicas que poderão assegurar a alta produtividade das empresas.

 

6. Gestão de pessoas

Independente do que tenhamos descrito e afirmado até aqui, podemos assegurar serem as pessoas o capital mais importante do qual as empresas possam dispor. Entre as empresas, o único elemento que é próprio a cada uma delas são as pessoas que nela trabalham. Portanto, o grande potencial de diferenciação que poderá ser estabelecido entre elas é por meio das pessoas. E, seguramente, essa também é a tarefa mais difícil. A seleção e retenção de talentos, a busca da lealdade com a organização e da solidariedade com os companheiros, a superação de conflitos, uma nova divisão do trabalho, a eliminação das perdas e dos desperdícios, o trabalho conjunto e o alcance das metas comuns, entre outros, são os desafios a serem vencidos. Acredito que a superação de tais desafios só se dará por meio da valorização das pessoas com as quais trabalhamos. Reconhecimento, reforço da auto estima e realização profissional são ações inquestionáveis no convívio com as pessoas e medidas indispensáveis na busca de uma gestão empresarial de sucesso.

 

Pelas questões aqui abordadas, acredito que não só o entendimento da dinâmica dos mercados, da industrialização e comercialização de produtos de alto valor agregado, do emprego de ativos flexíveis e de uso intensivo, da escolha e aplicação de processos e técnicas eficazes, mas sobretudo pela conquista e trabalho conjunto das pessoas com as quais trabalhamos, poderão conduzir-nos a uma gestão de alta produtividade.

 

 

luiz tavares de carvalho