24o. GEMAN - Gerência de Manutenção
· Dia: 17/10 a 28/10/2011 · Filial Resp.: Filial VI · Local: São Paulo/SP
Apresentação
A realização do curso Gerência de Manutenção em São Paulo, vem atender as reivindicações de profissionais dos diversos segmentos das atividades econômicas empresariais. O programa do curso é objetivo, abrangente e atual, possibilitando ao participante uma visão ampla das atividades relacionadas ao Gerenciamento da Manutenção e a oportunidade de aprimoramento técnico através dos conhecimentos e experiências dos especialistas que compõem o corpo docente.
A quem se destina
O curso é destinado não somente a engenheiros e tecnólogos ligados a área de manutenção, como também aos profissionais das diversas áreas dos processos produtivos da sociedade.
Programa
A discussão de ferramentas gerenciais importantes tem sido uma preocupação constante da Coordenação do Curso, objetivando adequar seu conteúdo programático à realidade atual, sem perder de vista conceitos fundamentais no desenvolvimento de "atitudes gerenciais", face à rápida transformação e mudança de valores; equalizando sólidos paradigmas ao conceito moderno da Manutenção.
Entre as novidades oferecidas nesta edição do GEMAN, encontra-se um módulo sobre Motivação e sobre Inteligência Emocional; face às pressões sofridas pelo homem de comando no dia a dia.
Conferências / Aulas
Módulo I - Gerência Logística
Planejamento, controle e programação da manutenção- Manoel Coelho de Segadas Vianna - Consultor de Óleo e Gás da HP
Planejamento e controle de paradas como um investimento. As principais ferramentas de aceleração dos tempos. Alocação e controle dos recursos. Novos esquemas de organização como instrumento de redução de custos. PERT/CPM e nivelamento de recursos. Sistemas gerenciais de área. Índices de manutenção.
A informática na manutenção - Manoel Coelho de Segadas Vianna - Consultor de Óleo e Gás da HP
Aplicação de sistemas computadorizados na manutenção. Alternativas de software. Cadastro de equipamentos. Programação. Codificação. Relatórios gerenciais. Exercícios de aplicação.
Módulo II - Gerência Administrativa
Auditoria - Luiz Alberto Verri - Verri Veritatis
Exercício de reflexão. Entendendo a Auditoria - pontos gerais de atenção: evidências objetivas; práticas inovadoras; abrangência; consolidação e disseminação das práticas; evolução dos indicadores. O que auditar: filosofia da manutenção (ciclo à montante); indicadores; manutenção preditiva; motivação da equipe; produtividade; ordem, limpeza e arrumação; relacionamento com a operação e engenharia; programação da manutenção; segurança; contratação (modalidades de contratação; relacionamento com as contratadas); controle de custos; serviços de apoio (rh; suprimentos; segurança industrial); tratamento de problemas crônicos. Consolidando os conhecimentos. Revisar o exercício de reflexão fazendo as alterações necessárias.
Gestão da manutenção - José Wagner Braidotti Junior - JWB Engenharia e Consultoria
Gestão de recursos (tratamento dos potenciais de perdas): Pessoas (Produtividade), Materiais (Qualidade) e Serviços (Escopo). Tratamento dos Indicadores de Desempenho (da confiabilidade da coleta, ao cálculo, até a ação de melhoria). Gestão dos Custos. Prioridades (maior demanda atual): Plano Diretor da Manutenção / Modos de Falhas / Benchmarking / Gestão do Conhecimento / Tecnologia / Planejamento / Padronização. Integração com outros Departamentos
Planejamento estratégico - Eduardo Toscano de Sá - SUZANO
Análise de cenários - o que considerar, exercício de dinâmica em grupo - brainstorm. Matriz de Decisão - matriz SWOT: versão customizada com cenários externo e interno, planos ação. Tendências & Recursos - evolução economia x M. Obra, Especialização EPS´s, Frame Contracts. Melhores práticas - seleção de fontes e benchmarking. Orçamento - fundamentos sobre despesas, bens ativo, investimentos, grandes reformas, house-keeping. Materiais - MRO: materiais e sobressalentes, giro de estoques, recebimento e conservação. Projeto EM - o que e como modelar um projeto de Excelência de Manutenção: escolha do modelo (organizando o assessment de manutenção); diagnóstico de manutenção (objetivos e escolha do auditor; estrutura (modelos, atribuições fundamentais, benefícios e desvantagens; gestão da rotina (trat. anomalias, af, padronização, DTM, gatilhos; metas e desdobramento (indicadores master , distribuição do topo à base, pontos controle; painel de gestão (modelo de acompanhamento , formato de reuniões e tomada de decisão; desenvolvimento e qualificação (diagnóstico de qualificação, padronização e planos de ação; confiabilidade de manutenção (método e processo de trabalho, abordagem FMEA, RCM, cognição falha; confiabilidade intrínseca (abordagem novos projetos, conceito LCC, padronização); interfaces (principais entregáveis de: RH, suprimentos, engenharia; CMMS (funções e interfaces indispensáveis); MGCM (estrutura do manual de gerenciamento e confiabilidade de manutenção.
Lean na manutenção versus sistemas de produção - Luiz Tavares de Carvalho - Presidente da Tavares de Carvalho Consulting
A globalização da economia, alimentada por fusões de gigantes setoriais, e caracterizada por produtos mundiais, domínio do conhecimento, ampliação de mercados, cadeias de produção, otimização de investimentos e maximização da utilização de capacidades instaladas, objetivando a redução de custos, a melhoria da qualidade e o maior desempenho de produtos diversificados, acaba por traduzir-se em impactos econômicos e sociais de magnitude elevada, o que obriga técnicos e administradores a buscarem alternativas e soluções que garantam, não só a satisfação dos consumidores, como a competitividade das empresas a longo prazo.E é neste cenário de baixa resolução e alta turbulência, que a ciência manutenção deve ser administrada, não de forma isolada e empírica, mas sim levando-se em conta ser ela um dos componentes mais importantes nos novos sistemas de manufatura.
Terceirização na manutenção - Célio Cunha de Almeida Prado - Diretor da ABRAMAN Filial V (SP-MS)
Terceirização - caracterização da terceirização; histórico da terceirização; vantagens e desvantagens da terceirização; terceirização como estratégia; tendências da terceirização; quarteirização; aspectos legais da terceirização. Estatuto das Licitações (Lei 8666) - princípios; modalidades de licitação; dispensa e inexigibilidade; o processo de licitação. Formas modernas de licitação e compras - e-commerce; pregão eletrônico. Tipos de Contratos - contratos de mão de obra; contratos por administração; contratos por performance.
Investimento, despesa e custo de manutenção - Maurício Roberto Rodrigues - Coordenador do GEMAN
Como o sistema ABC de custeio permite calcular custos de manutenção com precisão. Como melhorar o desempenho e reduzir custos usando o ABM. Direcionadores de custos. Centro de atividades. Comparação entre o sistema ABC e o sistema tradicional. Política/planejamento e análise econômica de investimento. Métodos. Controle e planejamento de despesas.
Papel da manutenção na segurança, higiene no trabalho e preservação do meio ambiente - Antonio Pereira do Nascimento - Professor do Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho - FAAP
A questão ecológica. Visão global, regional e local. Instrumentos públicos/privados de controle ambiental. Conceitos de desenvolvimento sustentável, teoria e prática. Contribuição da indústria e atividades conexas. Política ambiental na empresa moderna. Sistema de gestão ambiental/SGA. Monitoramento de emissões: poluição ambiental. Nova lei de crimes ambientais: situação de diretrizes e prepostos. O papel do gerente de manutenção na proteção ambiental. Prevenção de impactos ambientais. Planos de contingência. Imagem da Empresa. Aspectos do modelo de gerência brasileiro relacionado ao meio ambiente de trabalho. Ambiente de trabalho e sua relação com a saúde e segurança do trabalhador. Condições de trabalho e sua relação com a fadiga. O papel das chefias como prepostos do empregador na preservação da saúde e segurança do trabalhador. A legislação que disciplina a relação capital/trabalho na área de segurança e saúde do trabalhador.
Qualidade na manutenção - Eduardo Fávero
Intercâmbio de Qualidade. Corrente da Qualidade. Break even point - Qualidade. Critérios de aceitação. Custos da Qualidade. FMEA / QFD. PDCA. Ishikawa - Você já faz isso !!!. Portais da Qualidade - Projeto e Produção. Qualidade da Marca. Responsabilidade Civil pelo Produto. Retorno de Informações - Insatisfação de clientes. Teoria XYZ. Três Qualidades. Visão tradicional x Nova visão. Qualidade atrática.
Módulo III - Gerência Técnica
Ferramentas gerenciais - Antônio José de Freitas Neto - Diretor da Loss Prevention
Conceitos Gerenciais TPM. Introdução à Metodologia TPM - cenário atual; evolução dos tipos de manutenção; origem e Expansão do TPM; efeitos do TPM; definição do TPM; características do TPM; TPM e outros programas - (Eng. Simultânea, Qualidade Total, JIT, Células Produtivas, etc) ; TPM e o Lean Production; objetivos do TPM; TPM e a cultura da empresa; fases de Implantação do TPM; estrutura organizacional TPM; políticas e Diretrizes TPM. Gestão de Perdas no TPM - as perdas na empresa; conceito de perdas;as grandes perdas do TPM; estrutura de perdas no processo seriado; estrutura de perdas no processo contínuo; o rendimento global dos equipamentos e da planta; relação entre as grandes perdas e o OEE (rendimento global dos equipamentos); a pratica do calculo do OEE. Os Pilares TPM - Melhoria Específica - o que é Melhoria Específica; objetivos do pilar; a árvore de oportunidades; etapas de desenvolvimento das melhorias Kaizen. Manutenção Autônoma - definição de quebra falha; o que é Manutenção Autônoma; objetivos do pilar; o 5 "S" e a Manutenção Autônoma; etapas de desenvolvimento de MA; auditorias de etapas; os tesouros da MA. Manutenção Planejada - o que é Manutenção Planejada; objetivos do pilar; o sistema de Manutenção Planejada; etapas de desenvolvimento de MP; RCM e a Manutenção Planejada; educação & treinamento; controle inicial; manutenção da qualidade; SHE - Segurança Higiene e Maio Ambiente; áreas administrativas. Resultados com a aplicação - P, Q, C, D, S, M. Dinâmicas práticas - estão inclusas algumas dinâmicas práticas para perfeito entendimento da metodologia e fixação dos conceitos.
Lean Kaizen - Vicente da Silva Buratto - NM Engenharia
Introdução: estrutura organizacional. Cenário: ambiente externo; organização de fábrica - ontem; organização de fábrica - hoje. Lean: sistemas de produção - desenvolvimento histórico. Desperdício. Ilha de fabricação. Célula de manufatura.
Princípios do Just in Time (takt time; takt time x cycle time x lead time). Material / inventário. Produção (características de uma célula; benefícios de uma célula; conseqüências). Kaizen: Kaizen de produto, Kaizen de preparação da produção.
OEE; redução de quebra - melhoria de setup, eliminação das falhas críticas, medições, fluxo trabalho
Confiabilidade - Denis Mortelari - SQL Brasil
Introdução às Falhas Funcionais. Falha X Confiabilidade. Falha X Disponibilidade . O conceito do MTBF. Os seis padrões de Falhas. O RCM e a aplicação na manutenção. As conseqüências das falhas. Conseqüências na Segurança. Conseqüências no Meio Ambiente. Conseqüências Operacionais - Conseqüências não Operacionais. Falhas relacionadas com Idade e a Manutenção Preventiva. Falhas Potenciais e a Manutenção Preditiva. Falhas Ocultas e Dispositivos de Proteção
Técnicas de monitoramento e diagnose aplicadas à manutenção - Tarcísio Armando D Aquino e Baroni Santos - Diretor da TRIBOLAB.
Questões gerenciais na implantação da Mpd (atividades, seleção de máquinas, erros comuns, seleção de técnicas). Ensaios não-destrutivos - END (Raios X e Gamagrafia, Ultra-Som, Emissão Acústica, Partículas Magnéticas, Eddy Current, Líquidos Penetrantes, Endoscopia e Baroscopia). Análise de óleos lubrificantes ou isolantes (viscosidade, rigidez dielétrica, acidez e basicidade, teor de água, insolúveis, contagem de partículas, metais por espectrometria, espectrometria por infravermelho, cromatrografia gasosa, tensão interfacial). Análise de vibrações. Termografia. Ferrografia. Ensaios elétricos (corrente e tensão, resistência e isolamento (Megger), índice de polarização, espectro de corrente e tensão).
Módulo IV - Gerência de pessoal
Motivação - Francisco Carlos Palmieri - Professor, Palestrante e Escritor
Esta aula tem a intenção de motivar todos os que, por uma razão ou outra, mantém arquivado sonhos, a realizá-los. Cumprindo, finalmente, a razão de sua viagem à mais esta existência.
Que sua viagem não se finde sem que realizados os seus mais íntimos sonhos. Os seus, podem ser os elos que, se não fechados, acabarão por desarticular a cadeia de sonhos sonhados por todos.
Relacionamento interpessoal: as barreiras no processo de comunicação - Claire Fernanda Duo Cardella, Psicóloga
Visão de homem para a Fenomenologia. O homem e a auto-realização. Relacionamento Interpessoal. Fundamento da comunicação: a comunicação nas organizações; barreiras no processo de comunicação. Elementos essenciais para uma comunicação eficaz. Dar e receber fedback. Dinâmica.
Responsabilidade civil e criminal nas atividades de manutenção - Jatyr de Souza Pinto Neto - Advogado e Consultor Jurídico
O papel da manutenção perante a sociedade. Influência do gerente na capacitação das equipes. A visão jurídica da atividade. Legislação e normas aplicáveis. Cuidados no planejamento. Execução e controle dos serviços.
Criatividade - Humberto Massareto - Faculdade de Tecnologia da FAAP
Introdução. A importância da Criatividade. O que está acontecendo no mundo? Tendências. Ciclo para estabelecimento de diferencial competitivo. Diferenciais. Modelo de valor. O que é criatividade - definições. Estratégias para desenvolvimento da criatividade. Os sete níveis de mudança. Características das pessoas criativas.
Liderança - Marcia A.Ros, Psicóloga
Origem e conceito de liderança.Evolução do perfil de liderança. Quais as funções da liderança. Traços da liderança. Substitutos da liderança. Teorias sobre liderança.Estilos de liderança. Comportamentos de liderança. Líderes - como desenvolver um líder sábio e inovador; que líderes queremos?; desenvolvimento das habilidades de liderança; líderes e administradores; líderes e seguidores; descobrindo o líder em você; homens e mulheres como líderes. Relações de grupo. Liderança e poder. Crises. Repensando a liderança através dos tempos.
Coordenação
Engº Maurício Roberto Rodrigues.
Data e carga horária
· 17 a 28 de outubro de 2011 · Das 8h00 às 12h15 e das 13h30 às 17h45 - 80 horas
Local
· Instituto de Engenharia - Av. Dr Dante Pazzanese, 120 (Próximo do DETRAN) · Vila Mariana - São Paulo - SP · O local dispõe de estacionamento pago
Fonte:http://www.abraman.org.br |