curso: Lean Manufacturing - Conceitos, Implantação e Resultados

Apresentação
 
  • As constantes mudanças e incertezas que ocorrem no cenário político, econômico e social, associadas às exigências de um consumidor cada vez mais rigoroso quanto à qualidade, atualização tecnológica, diversificação e preço do produto, exigem a adoção de medidas que garantam não só a satisfação do consumidor como a sobrevivência da empresa a longo prazo. Somam-se a estes desafios as mutações nos ambientes interno e externo, as relações de dependência entre técnicas, organização e sistemas, o impacto econômico e os aspectos legais e trabalhistas nos processos de mudanças organizacionais, que obrigam técnicos e administradores a encontrar o equilíbrio operacional em condições que transitam da turbulência ao caos.
  • E é neste cenário que a CULTURA LEAN oferece processos e técnicas que nos permitem, não só otimizar os resultados, mas também buscar a realização do homem e a melhoria da qualidade de vida.
 
Abordagem
 
1. Filosofia (pensamento de longo prazo)
                      
1.1 Tomar decisões gerenciais baseadas numa política de longo prazo, mesmo com o sacrifício de metas financeiras de curto prazo                    
  • Alinhamento da organização para um objetivo comum
  • Gerar valor para o cliente e para a sociedade      
  • Desenvolver habilidades que produzam maior agregação de valor
  • Visão, missão, conceito, objetivos e valores
     
2. Processos (eliminar desperdícios)
                         
2.1 Criar fluxo de processo contínuo de forma que os problemas sejam visíveis 
  • Revise projetos para atingir alto valor agregado
  • Crie fluxos de materiais e informações tão rápidos que permitam unir processos e pessoas e apontem problemas existentes ou potenciais
  • Evidencie o fluxo na cultura organizacional 
  • Elimine desperdícios
            o Excesso de produção
            o Espera
            o Transporte
            o Movimentação
            o Estoque
            o Refugo / retrabalho
            o Processos desnecessários
  •  Estabeleça fluxo de peça única
  • Implante células de manufatura
2.2 Implante a produção puxada
  • Atendimento aos clientes
  • Just in time / just in sequence
  • Material em processo (WIP)
  • Kan Ban
  • Fluxo de peça única
  • Programação de produção

2.3 Estabelecer o nivelamento da produção (Heijunka)

  • Eliminar muda, muri e mura
  • Ser flexível
  • Balancear a produção
  • Setup rápido
  • Build to Order/ Change to Order
2.4 Parada de produção
  • Garantir a qualidade produzida (capabilidade de máquinas, controle estatístico do processo, FMEA, Poka –Yoke)
  • Condição de a máquina detectar problemas e parar a si mesma (Jidoka)
  • Cultura organizacional para a solução rápida de problemas
  • 5 Por Que’s ? 
  • 6 Sigma
  • PDCA
  • Árvore de Falhas
2.5 Padronização
  • Uso de sistemas estáveis e repetitivos
  • Foco no método das melhores práticas
  • Melhoria contínua mesmo para as melhores práticas
  • Planos de processos / instruções de montagem
  • Padronização do material em supermercados
  • Equipamentos padronizados
2.6 Gestão visual
  • Indicadores visuais simples
  • Comunicação com o lado de uma folha de papel
  • 5’s
  • Indicadores chave de desempenho / KPI’s (OEE, Lead Time, Takt Time, MTBF, MTTR, RONA, RoS, Turn Over of inventories, outros)

2.7 Uso de tecnologias disponíveis e testadas

  • Pessoas executam o trabalho, enquanto os computadores processam a informação
  • Teste os processos exaustivamente antes de implantá-los
  • Rejeite ou modifique tecnologias que conflitem com a cultura organizacional
3. Colaboradores e stackholder’s (respeito, desafio, crescimento conjunto)
                              
3.1 Desenvolvimento de recursos humanos 
  • As pessoas são os ativos mais importantes
  • Identifique e desenvolva líderes potenciais
  • Incentive e crie condições para o desenvolvimento profissional dos colaboradores
  • Viver o chão de fábrica
  • Dê feedback aos colaboradores
  • Clima organizacional
  • Células de aprendizagem
  • Trabalho flexível
  • Acordo de metas
  • Qualificação  “on the job”
3.2 Trabalho em equipe
  • Cultura baseada em valores e crenças
  • Superação de expectativas
  • Orientação dos colaboradores para um objetivo comum
  • Teoria das necessidades de Maslow
  • Enriquecimento da função (Herzberg)
  • Acordo de metas
  • Melhorias contínuas
  • Porta-vozes
  • Multifuncionalidade
  • Integração de pessoas com restrições
  • Avaliação ergonômica dos postos de trabalho
  • Reuniões das equipes de trabalho
  • Registro e comunicação da informação
3.3 - Cadeia de Valor
  • Considerar fornecedores, clientes e demais stakeholder’s como uma extensão da empresa 
  • Acordar metas com os stackeholder’s e ajudá-los a alcançá-las
  • Desverticalizar / terceirizar quantidades e não produtos
  • Manter o desenvolvimento do processo
  • Aprender fazendo
  • Criação de centros de consolidação logísticos (Cross Docking)
  • Adoção de embalagens retornáveis e pequenas 
4. Solução de problemas (melhoria contínua e aprendizado)
       
4.1 Estar presente no chão de fábrica
  • Solucione problemas estando sempre onde eles ocorrem
  • Pense e fale baseado em dados comprovados pessoalmente
  • Gerentes de alto nível também devem visitar o chão de fábrica com freqüência
  • As pessoas são responsáveis  pelas informações que estão transmitindo
  • Aproveite a sabedoria e a experiência dos colaboradores para melhorar a qualidade da informação
  • Mantenha sempre em mente as metas a atingir
4.2 Tomar decisões sem pressa e por consenso
  • Considere todas as alternativas possíveis
  • Discuta os problemas e as potenciais soluções com todos os envolvidos, buscando idéias e compromissos
  • Comunique-se eficazmente usando o lado de uma folha de papel
4.3 Transformar a empresa numa organização de aprendizado                      
  • Determine a causa raiz e adote contra-medidas
  • Identifique a causa raiz perguntando cinco vezes por que?
  • Reflita profundamente (Hansei) em todas as atividades chave do projeto
  • Aprenda padronizando as melhores práticas
  • Quality Gates
  • Quadros Andon
  • Manutenção produtiva total (TPM)
  • Auditoria de processos
  • Gerenciamento da qualidade
  • 6 Sigma
  • PDCA

 

Público
  • Diretores, gerentes, supervisores, engenheiros, economistas e administradores de todas as áreas da empresa, ou seja, produção, financeira, recursos humanos, planejamento, desenvolvimento de produtos, compras, vendas, qualidade, manutenção, logística

 

Expectativa
  • Oferecer aos executivos e profissionais das organizações, processos e técnicas que lhes permitam, não só a informação, mas acima de tudo a tomada de decisões eficazes nas diferentes áreas das empresas, sejam elas de  produtos, produção, relações trabalhistas, economia globalizada e interação com os clientes

 

Duração
  • 16 horas

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