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curso: Lean Manufacturing - Conceitos, Implantação e Resultados
Apresentação
- As constantes mudanças e incertezas que ocorrem no cenário político, econômico e social, associadas às exigências de um consumidor cada vez mais rigoroso quanto à qualidade, atualização tecnológica, diversificação e preço do produto, exigem a adoção de medidas que garantam não só a satisfação do consumidor como a sobrevivência da empresa a longo prazo. Somam-se a estes desafios as mutações nos ambientes interno e externo, as relações de dependência entre técnicas, organização e sistemas, o impacto econômico e os aspectos legais e trabalhistas nos processos de mudanças organizacionais, que obrigam técnicos e administradores a encontrar o equilíbrio operacional em condições que transitam da turbulência ao caos.
- E é neste cenário que a CULTURA LEAN oferece processos e técnicas que nos permitem, não só otimizar os resultados, mas também buscar a realização do homem e a melhoria da qualidade de vida.
Abordagem
1. Filosofia (pensamento de longo prazo)
1.1 Tomar decisões gerenciais baseadas numa política de longo prazo, mesmo com o sacrifício de metas financeiras de curto prazo
- Alinhamento da organização para um objetivo comum
- Gerar valor para o cliente e para a sociedade
- Desenvolver habilidades que produzam maior agregação de valor
- Visão, missão, conceito, objetivos e valores
2. Processos (eliminar desperdícios)
2.1 Criar fluxo de processo contínuo de forma que os problemas sejam visíveis
- Revise projetos para atingir alto valor agregado
- Crie fluxos de materiais e informações tão rápidos que permitam unir processos e pessoas e apontem problemas existentes ou potenciais
- Evidencie o fluxo na cultura organizacional
- Elimine desperdícios
o Excesso de produção
o Espera
o Transporte
o Movimentação
o Estoque
o Refugo / retrabalho
o Processos desnecessários
- Estabeleça fluxo de peça única
- Implante células de manufatura
2.2 Implante a produção puxada
- Atendimento aos clientes
- Just in time / just in sequence
- Material em processo (WIP)
- Kan Ban
- Fluxo de peça única
- Programação de produção
2.3 Estabelecer o nivelamento da produção (Heijunka)
- Eliminar muda, muri e mura
- Ser flexível
- Balancear a produção
- Setup rápido
- Build to Order/ Change to Order
2.4 Parada de produção
- Garantir a qualidade produzida (capabilidade de máquinas, controle estatístico do processo, FMEA, Poka –Yoke)
- Condição de a máquina detectar problemas e parar a si mesma (Jidoka)
- Cultura organizacional para a solução rápida de problemas
- 5 Por Que’s ?
- 6 Sigma
- PDCA
- Árvore de Falhas
2.5 Padronização
- Uso de sistemas estáveis e repetitivos
- Foco no método das melhores práticas
- Melhoria contínua mesmo para as melhores práticas
- Planos de processos / instruções de montagem
- Padronização do material em supermercados
- Equipamentos padronizados
2.6 Gestão visual
- Indicadores visuais simples
- Comunicação com o lado de uma folha de papel
- 5’s
- Indicadores chave de desempenho / KPI’s (OEE, Lead Time, Takt Time, MTBF, MTTR, RONA, RoS, Turn Over of inventories, outros)
2.7 Uso de tecnologias disponíveis e testadas
- Pessoas executam o trabalho, enquanto os computadores processam a informação
- Teste os processos exaustivamente antes de implantá-los
- Rejeite ou modifique tecnologias que conflitem com a cultura organizacional
3. Colaboradores e stackholder’s (respeito, desafio, crescimento conjunto)
3.1 Desenvolvimento de recursos humanos
- As pessoas são os ativos mais importantes
- Identifique e desenvolva líderes potenciais
- Incentive e crie condições para o desenvolvimento profissional dos colaboradores
- Viver o chão de fábrica
- Dê feedback aos colaboradores
- Clima organizacional
- Células de aprendizagem
- Trabalho flexível
- Acordo de metas
- Qualificação “on the job”
3.2 Trabalho em equipe
- Cultura baseada em valores e crenças
- Superação de expectativas
- Orientação dos colaboradores para um objetivo comum
- Teoria das necessidades de Maslow
- Enriquecimento da função (Herzberg)
- Acordo de metas
- Melhorias contínuas
- Porta-vozes
- Multifuncionalidade
- Integração de pessoas com restrições
- Avaliação ergonômica dos postos de trabalho
- Reuniões das equipes de trabalho
- Registro e comunicação da informação
3.3 - Cadeia de Valor
- Considerar fornecedores, clientes e demais stakeholder’s como uma extensão da empresa
- Acordar metas com os stackeholder’s e ajudá-los a alcançá-las
- Desverticalizar / terceirizar quantidades e não produtos
- Manter o desenvolvimento do processo
- Aprender fazendo
- Criação de centros de consolidação logísticos (Cross Docking)
- Adoção de embalagens retornáveis e pequenas
4. Solução de problemas (melhoria contínua e aprendizado)
4.1 Estar presente no chão de fábrica
- Solucione problemas estando sempre onde eles ocorrem
- Pense e fale baseado em dados comprovados pessoalmente
- Gerentes de alto nível também devem visitar o chão de fábrica com freqüência
- As pessoas são responsáveis pelas informações que estão transmitindo
- Aproveite a sabedoria e a experiência dos colaboradores para melhorar a qualidade da informação
- Mantenha sempre em mente as metas a atingir
4.2 Tomar decisões sem pressa e por consenso
- Considere todas as alternativas possíveis
- Discuta os problemas e as potenciais soluções com todos os envolvidos, buscando idéias e compromissos
- Comunique-se eficazmente usando o lado de uma folha de papel
4.3 Transformar a empresa numa organização de aprendizado
- Determine a causa raiz e adote contra-medidas
- Identifique a causa raiz perguntando cinco vezes por que?
- Reflita profundamente (Hansei) em todas as atividades chave do projeto
- Aprenda padronizando as melhores práticas
- Quality Gates
- Quadros Andon
- Manutenção produtiva total (TPM)
- Auditoria de processos
- Gerenciamento da qualidade
- 6 Sigma
- PDCA
Público
- Diretores, gerentes, supervisores, engenheiros, economistas e administradores de todas as áreas da empresa, ou seja, produção, financeira, recursos humanos, planejamento, desenvolvimento de produtos, compras, vendas, qualidade, manutenção, logística
Expectativa
- Oferecer aos executivos e profissionais das organizações, processos e técnicas que lhes permitam, não só a informação, mas acima de tudo a tomada de decisões eficazes nas diferentes áreas das empresas, sejam elas de produtos, produção, relações trabalhistas, economia globalizada e interação com os clientes
Duração
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